sexta-feira, 9 de outubro de 2009

História das Copas do Mundo


Ainda pesquisando sobre a História das Copas, encontrei um acervo muito interessante com dados de todas as copas ja realizadas. Para não ficar um texto muito extenso, vou repassar esses dados em varios artigos nos próximos dias, aqui pelo Blog, fiquem ligados.

Em 26 de maio de 1928, no Congresso da Fifa em Amsterdã, o presidente da entidade, o francês Jules Rimet, finalmente conseguiu aprovação de um plano antigo: a realização de um torneio mundial de futebol.

O próprio Jules Rimet anunciou: "O Congresso decidiu organizar, em 1930, uma competição aberta aos selecionados de todas as entidades filiadas."

No ano seguinte, no Congresso de Barcelona, a Fifa determinou que o torneio seria realizado no Uruguai, que tinha a seleção bicampeã olímpica e era a grande potência do futebol mundial.

O Uruguai iria assim comemorar o centenário de sua independência como anfitrião da primeira Copa do Mundo de futebol.

O primeiro torneio seria disputado por apenas 13 seleções. A escolha do Uruguai acabou enciumando os europeus. Além disso, a longa viagem de navio até Montevidéu, de quase dois meses, não animava as seleções da Europa.

A participação européia se resumiu às seleções da Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia.

Curiosamente, o time da Romênia foi escalado pelo então rei Carol, que deu aos jogadores três meses de folga e garantia de emprego na volta da Copa.

Nas Américas, além do dono da casa, o Uruguai, oito seleções aceitaram o convite da Fifa: Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Paraguai, Brasil e os Estados Unidos. A seleção norte-americana era reforçada por diversos jogadores ingleses, já que a Inglaterra tinha se desvinculado da Fifa por divergir da entidade quanto ao pagamento de atletas amadores.

De lá para cá ja foram realizadas 16 Copas do Mundo, a primeira, em 1930, no Uruguai. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial e no pós-guerra, o evento deixou de ser realizado, em 1942 e 1946, respectivamente.

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas e também é o único que levou a taça cinco vezes: em 1958, na Suécia, em 1962, no Chile, em 1970, no México, em 1994, nos Estados Unidos e em 2002, na Coréia do Sul e Japão.

Cada Copa teve suas histórias, seus ídolos e vilões inesquecíveis. Quem viu a Copa de 82, por exemplo, e não se lembra da dramática derrota do Brasil para a Itália, por 3 a 2, nas quartas-de-final?

E nos anos 70, quem pode ver os jogos da copa de 74 e não se recorda do poderosa Laranja Mecânica holandesa?

No próximo artigo trarei curiosididades e estatisticas sobre a 1º Copa do Mundo realizada no Uruguai.

Editado do Site BBC Brasil

Um comentário:

Clecio Ruver disse...

Já sou um trintão, mas tinha apenas 4 anos em 82, porém guardo até hoje às imagens da decepção dos brasileiros com a derrota para a Itália, pelo que se vê hoje, daquela época a Seleção brasileira era fantástica do meio para a frente, mas não tinha bons zagueiros e um goleiro confiável, foi campeã moral, porque jogava bonito, mas nem sempre quem joga bonito vence.