quinta-feira, 8 de outubro de 2009

30 anos do mais confuso Campeonato Brasileiro

Com duas partidas realizadas em uma tarde de domingo, 16 de setembro de 1979 (River-PI 2 x 1 Moto Club-MA e Gama-DF 4 x 3 Atlético-GO), começava há 30 anos o mais confuso dos Campeonatos Brasileiros. O campeão, invicto, acabaria sendo o Internacional, cujos jogadores aparecem na foto abaixo.

Em pé, da esquerda para a direita: João Carlos, Benítez, Mauro Pastor, Falcão, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro. Agachados: Valdomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio



O Campeonato Brasileiro de 1979 foi disputado por 94 equipes de 23 diferentes Estados, até hoje o recorde de participantes na história da competição. Contou com times como Chapecoense-SC, Colatina-ES, Potiguar-RN, Itumbiara-MG e XV de Jaú-SP. Em contrapartida, equipes tradicionais como Vasco e Flamengo entraram apenas na segunda fase, e o Palmeiras, já na terceira. Outras, como Corinthians, Santos e São Paulo, nem quiseram participar.

Foram formados oito grupos de dez times, depois sete de oito e, finalmente, quatro de quatro, dos quais saíram os semifinalistas. Na decisão, o Inter derrotou o Vasco tanto no Rio, por 2 a 0, quanto em Porto Alegre, por 2 a 1, e sagrou-se o único campeão invicto da história do Campeonato Brasileiro, com 15 vitórias e sete empates nos 22 jogos que realizou.

Um comentário:

Clecio Ruver disse...

Excelente matéria Alencar, sabia que era um número excessivo de equipes, mas não sabia que a fórmula havia sido tão confusa. Parece a Copa João Havelange, onde o Malutro, que era da série C disputou às oitavas-de-final diante do Cruzeiro.E o São caetano que era da B jogou a final.