segunda-feira, 14 de junho de 2010

Paraguai segura campeões mundiais e empata com a Itália

Não foi dessa vez que os atuais campeões mundiais conseguiram mostrar um bom futebol. Apesar da raça e da insistência, a Itália apenas empatou com o Paraguai, em 1 a 1, na estreia de ambas equipes na Copa do Mundo, nesta segunda-feira, na Cidade do Cabo.

Os sul-americanos ainda saíram na frente, com Alcaraz, no primeiro tempo. A igualdade ocorreu no segundo, com De Rossi. O resultado deixa as seleções nas duas primeiras posições do grupo F, já que Nova Zelândia e Eslováquia estreiam apenas nesta terça no Mundial.

Confira um slideshow especial da Copa do Mundo

Paraguai surpreende tetracampeões


A Itália entrou em campo disposta a impor a sua tradição de quatro vezes campeã mundial de futebol. Por meio de lançamentos ou triangulações pelos lados do campo, os jogadores da Azzurra chegavam perto da área paraguaia. Porém, abusaram de pecar na finalização da jogada e não conseguiram criar uma grande preocupação para o goleiro J. Villar.

Acuado, o Paraguai só foi chegar perto da área aos 20 minutos. No entanto, sem perigo. A partir daí, conseguiram equilibrar o confronto, entretanto sem criar grandes chances. As maiores emoções dos sul-americanos só ocorriam na defesa, quando Morel Rodríguez se virava em vários para bloquear as ofensivas italianas.

No final do primeiro tempo, a seleção paraguaia puxava o contra-ataque com Valdez, mas Chiellini o derrubou próximo à risca da meia cancha. Era a chance do chuveirinho para aliviar a pressão adversária. E a oportunidade foi aproveitada. No levantamento feito por Torres, Alcaraz subiu mais que a zaga e cabeceou no canto direito, sem chances para Buffon.

Para piorar a situação italiana depois do revés, o camisa 1 sentiu a lesão e teve de ser substituído no intervalo.

Reação à italiana

Dos vestiários, a Squadra Azzurra voltou melhor e partiu de vez para o ataque. Contudo, o erro da etapa inicial se repetia e os atacantes não recebiam a bola em boas condições para a conclusão. Nas raras vezes que isso ocorria, esbarravam na zaga paraguaia.

A solução, então, foi pelo alto. No escanteio, Pepe suspendeu, o goleiro J. Villar "catou borboletas" e não achou nada. A bola passou e encostou no pé de De Rossi que, de carrinho em meio aos defensores, tocou para o gol. Tudo igual: 1 a 1.

Os tetracampeões seguiram melhor no duelo e procuraram o gol da vitória, mas a defesa se sobressaiu. Até o goleiro J. Villar se redimiu da falha ao defender chute forte de Montolivo aos 37. Já o Paraguai, parecendo estar satisfeito com o placar, pouco se arriscou nos contragolpes e segurou a Azzurra para marcar o primeiro ponto na Copa.

As duas seleções voltam a campo no próximo domingo. Em Bloemfontein, o Paraguai encara a Eslováquia e, em Nelspruit, a Itália enfrenta a Nova Zelândia.


Copa do Mundo - Grupo F


Itália: 1
Buffon (Marchetti); Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito; De Rossi, Marchisio (Camoranesi) e Montolivo; Iaquinta, Gilardino (Di Natale) e Simone Pepe. Técnico: Marcello Lippi

Paraguai: 1
J. Villar; Bonet, Verón, Da Silva e Morel Rodríguez; Vera, Santana, Riveros e Torres (Santana); Valdez (Roque Santa Cruz) e Lucas Barrios (Cardozo). Técnico: Gerardo Martino.

Gol: Alcaraz (P), 39/1º; De Rossi (I), 17/2º;
Cartões amarelos: Cáceres (P); Camoranesi (I);
Arbitragem: Benito Archundia (México), auxiliado por Héctor Vergara (Canadá) e Marvin Torrentera (México);
Local: Cape Town Stadium, Cidade do Cabo.

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo - Foto AFP

Nenhum comentário: