terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil não empolga, mas vence a Coreia do Norte na estreia

Não foi a estreia que os torcedores sonhavam, mas a equipe do técnico Dunga cumpriu com o seu objetivo e venceu a Coreia do Norte por 2 a 0 no primeiro compromisso na Copa do Mundo de 2010. Maicon e Elano marcaram os gols do Brasil no Ellis Park, em Joanesburgo. Yun Nam descontou para os norte-coreanos no final da partida.

O JOGO

O primeiro tempo do Brasil lembrou os últimos amistosos preparatórios para o Mundial. Lenta e previsível, a Seleção não conseguia criar chances claras de gol. O primeiro chute do time do técnico Dunga veio aos seis minutos com Robinho. O atacante do Santos recebeu de Kaká, se livrou da marcação e bateu por cima do gol da Coreia do Norte. E foi só. Nada mais apresentou a Seleção nos primeiros 45 minutos.

A apatia do Brasil facilitou as coisas para a Coreia do Norte, que aos poucos começou a abrir mão da tática totalmente defensiva e arriscou alguns ataque. Em um deles, aos 26 minutos, Jong Tae-Se, jogador mais habilidoso da Coreia, deixou Juan sentado, cruzou com perigo, mas ninguém aproveitou.

O intervalo foi um bom negócio para o Brasil. Se voltasse com a mesma postura para o segundo tempo, a Seleção poderia colocar em risco a vitória. Mas não foi o que aconteceu. Com mais vontade, mesmo sem criar chances claras, o Brasil povoou o campo da Coreia. O alívio veio aos 10 minutos, com o gaúcho Maicon. Ele recebeu passe na direita e, quase sem ângulo, detonou para o gol. Na saída do campo, garantiu que tentou mesmo bater e não cruzar.

O gol deu mais tranquilidade e confiança para a equipe, que passou a criar mais. Robinho era o jogador mais agudo, que iniciava as principais jogadas de ataque do Brasil. Em uma delas, aos 26 minutos, o atacante do Santos fez um lindo lançamento para Elano. Na cara do gol, ele só teve o trabalho de bater na saída do goleiro para aumentar a diferença. Um ufa foi ouvido em todo o Brasil.

Apagado durante todo o jogo, Kaká deu lugar a Nilmar aos 32 minutos. O ex-atacante do Inter deu mais volúpia ao setor ofensivo do Brasil e até teve chances para marcar. Aos 40 minutos, ele recebeu com liberdade na área, dominou e bateu sem deixar a bola cair. Ela só não entrou porque a finalização foi no meio do gol, o que facilitou a vida do goleiro coreano.

O adversário, por sinal, ameaçava pouco e parecia ter desistido do jogo. Parecia. Aos 43 minutos, Yun Nam recebeu na cara de Julio Cesar e descontou para os coreanos. Depois disso, o Brasil tratou de administrar a vitória, porque se vencer a Coreia apertado não é nada bom, o empate representaria um desastre. No próximo domingo, o Brasil encara a Costa do Marfim pela segunda rodada do Grupo G.

www.clicrbs.com.br

BrasilCoreia do Norte
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Robinho; Luís Fabiano.Ri Myong-Guk; Nam Song-Chol, Pak Chol-jin e Ri Kwang-Chon; Cha Jong-Hyok, Yong Hak-An, Pak Nam-Chol, Hong Yong-Jo, Mun In-Guk e Ji-Yun-Nam; Jong Tae-Se.
Técnico: Dunga.Técnico: Kim Jong-Hun.

Nenhum comentário: