quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Renato estreia com derrota e eliminação como técnico do Grêmio

A estreia de um mito no comando do time com uma eliminação. Não teve nada de heroico ou místico a primeira partida de Renato Portaluppi como técnico do Grêmio. O tricolor foi eliminado da Copa Sul-Americana pelo Goiás na noite desta quinta. Perdeu dentro do Estádio Olímpico, por 1 a 0. No jogo de ida, no Serra Dourada, o Tricolor saiu na frente mas cedeu o empate de 1 a 1. As duas equipes voltam a se encontrar no domingo, mas agora pelo Campeonato Brasileiro.

A vantagem de poder jogar pelo empate no segundo jogo ruiu em apenas oito minutos. Foi exatamente esse o tempo que o Goiás demorou para marcar. Em uma pressão inicial com sucessivos cruzamentos à área gremista, Amaral subiu com liberdade para conferir, sem chance para o goleiro Marcelo Grohe.

Não era o início de trabalho que Renato Portaluppi sonharia ter à frente do Grêmio. O time começou com apenas Jonas isolado no ataque, com cinco homens no meio-campo. Não funcionou. Ficou vulnerável à marcação da equipe do técnico Leão e os seguidos erros de passe tiraram os pouco mais de 10 mil torcedores do sério, gerando vaias. Sobrou também para o goleiro Marcelo Grohe, que errou duas reposições de bola em tiro de meta.

Renato voltou com o mesmo time para o segundo tempo. Mas com outra postura. Mais agressivo e mais disposto, mas com as mesmas dificuldades para combinar jogadas. Nas finalizações, a ansiedade. Tanto é que Renato chegou a pedir calma para Maylson depois de dois lances em que o meia esteve cara a cara com o Harlei.

Aos 15, Renato mexeu pela primeira vez no time. Sacou Maylson para colocar Hugo. Minutos depois, mudou a formação. Colocou o atacante André Lima e tirou Douglas. O meia deixou o campo sob vaias. Até aí acabou sendo em vão. O ímpeto demonstrado no início da segunda etapa foi se esvaindo.

O que poderia ser o empate e até mesmo a reação foi quando André Lima aproveitou uma bola mal afastada de dentro da área, depois da disputa entre Jonas e Harlei, e mandou de cabeça para as redes. Foram 30 segundos de comemoração aos 31 minutos de jogo. Mas o árbitro Paulo César de Oliveira apontou irregularidade no lance.

Mais uma vez o Grêmio não consegue passar da fase nacional da Copa Sul-Americana, que seria um atalho para a Libertadores de 2011.


CLICESPORTES

Nenhum comentário: