quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Na estreia de Mano, Seleção dá show e vence os EUA por 2 a 0

A Era Mano Menezes na Seleção iniciou com grande estilo. Com uma Seleção ofensiva, o Brasil deu show no gramado do Estádio New Meadowlands e venceu o amistoso contra os EUA por 2 a 0, em Nova Jérsei. Neymar e Alexandre Pato marcaram os gols da vitória, ainda na primeira etapa.
A partida também mostrou que, com mano Menezes, o Brasil deixa de lado o defensivismo de Dunga. Não faltaram tabelas, pedaladas, “elástico” e lances de efeito.
Susto inicial
A Seleção começou com dificuldade em sair da defesa para o ataque. Daniel Alves errava muitos passes e os EUA começaram pressionando. Aos dois minutos, por muito pouco, Donovan não abriu o placar. O americano antecipou-se à bola do lateral-direito brasileiro, ingressou na área e, na hora do arremate, André Santos colocou de bico para fora. 
Aos poucos, os jogadores brasileiros se entrosavam, com destaque para os Garotos da Vila. Nitidamente, Ganso, Neymar e Robinho se procuravam em campo. Na primeira função do meio-campo, Lucas foi importante ao acrescentar qualidade a saída de bola.
Foto: Stan Honda, AFP
Controle total
Participativo, o capitão Robinho tabelou com André Santos, aos 21, entrou na área e bateu de canhota. Howard defendeu. Pouco depois, o gol. O lateral-esquerdo avançou pela linha de fundo, cruzou e Neymar testou para as redes: 1 a 0.
O Brasil controlava a partida e não faltavam oportunidades de ampliar. Por detalhe, Pato não marcou aos 32. Em uma jogada de “futebol americano, talvez inspirado no estádio do Giants (equipe de futebol americano), o atacante recebeu na área e entrou com bola e tudo. O juiz havia marcado, mas o auxiliar anulou o lance, alegando falta.
Nos descontos da primeira etapa, o camisa 9 se redimiu. Após lançamento preciso de Ramires, Pato entrou na área em velocidade, passou por Howard e bateu cruzado: 2 a 0.
Foto: Jeff Zelevansky, AFP
O segundo tempo começou da mesma maneira como terminou o primeiro: domínio absoluto da Seleção. Logo no primeiro lance, Pato desperdiçou chance, ao entrar na área e chutar com perigo.
A partir de então, foi um festival de lances desperdiçados no ataque. Robinho e Ganso acertaram a trave, enquanto Neymar perdeu um gol na cara do arqueiro adversário.
Éderson se lesiona
O aspecto negativo ficou para Éderson. O meia do Lyon havia substituído Neymar e, logo no seu primeiro lance, sentiu a coxa e teve de deixar o gramado. O ex-gremista Carlos Eduardo entrou às pressas.
Justamente Carlos Eduardo desperdiçou a chance mais clara. Sem marcação, quase na pequena área, o atacante bateu fraco e Guzan, substituto de Howard, caiu certo no canto.
Já o Victor, do Grêmio, praticamente só assistiu toda a partida. Mas quando foi exigido, compareceu.  No final da partida, Gomez completou de cabeça um cruzamento e o goleiro espalma pela linha de fundo.
Poderia ter sido uma goleada, mas a partida ficou mesmo no 2 a 0. Em uma grande atuação coletiva da nova Seleção de Mano.
CLICESPORTES

Nenhum comentário: