domingo, 20 de junho de 2010

Opinião - Resumo do dia na Copa do Mundo

Mais um dia de Copa do Mundo se passou, tivemos a boa vitória do Paraguai, um decepcionante empate da Itália e uma vitória brasileira de lavar a alma, e provar que o time não está na África do Sul a passeio. Sabemos que nossa seleção tem problemas, sabemos também que outras seleções tem valores individuais em melhor momento, mas temos que esperar a copa acabar para criticar, enquanto isso o negócio é torcer, e o Brasil hoje deu mostras de que pode chegar.

Paraguai 2 x 0 Eslováquia - O dia começou com um jogo chato, o Paraguai de um futebol de muita marcação contra a Eslováquia que em dois jogos até aqui passou pouquíssimas vezes do meio de campo. O Paraguai venceu com tranquilidade e mostrou uma nova formação, com Santa Cruz, Valdez e Barrios jogando avançados. É uma equipe que tem uma boa defesa, e mostra que poderá ao menos chegar entre os 8. A Eslováqui muito provavelmente não passará da 1ª fase.

Itália 1 x 1 Nova Zelândia - Para mim o maior fiasco de uma seleção grande até aqui na Copa, a Nova Zelândia com uma equipe onde nem todos são profissionais, segurar um empate contra a atual campeã do mundo, que tem jogadores envelhecidos que não dão mais conta do recado e também eternas promessas, que nem conseguiram se firmar nos grandes clubes italianos. Deste jeito fica difícil alguém decidir alguma coisa, e ainda o Pirlo, grande nome da equipe de fora. Ainda acho que a Itália se classifique, mas é um time muito limitado.

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim - Quando da vitória apertada do Brasil diante da Coreia do Norte, falei aqui que o Brasil tinha tido a pior estréia entre as grandes seleções, só para ter idéia de como o futebol muda em 5 dias, tenho como minha opinião, que neste domingo o Brasil conseguiu a melhor performance entre todas as seleções da Copa. Não deixou espaços, fez 3 a 1 na Costa do Marfim ao natural, com grande atuações de vários jogadores. Luis Fabiano, Kaká, Elano, Maicon e até Gilberto Silva estiveram muito bem no jogo. Prova mais uma vez que o que faltava a nossa seleção era confiança dos principais jogadores, e com o primeiro gol do jogo a confiança voltou. A variação de jogadas brasileiras foi muito grande, Kaká armando tanto pelo meio como no gol de Luis Fabiano, como pelos lados (no gol de Elano). Luis Fabiano (com ajuda do braço) marcou o mais belo gol do mundial. Robinho mesmo não tendo grande atuação teve importante participação nos contra ataques. Elano mais uma vez apareceu como elemento surpresa e mostrou porque está na seleção. Diria até que a atuação beirou a perfeição, não fosse as más atuações de Michel Bastos e Felipe Mello, e a cochilada da defensiva no gol de Drogba poderíamos dizer que o Brasil foi perfeito. Mas como não "desci o cacete" depois da estréia também não vou levar a "seleção às nuvens" nesta segunda atuação, o negócio agora é manter os pés no chão, ao menos empatar com Portugal para ser o primeiro do grupo e ver o que acontece adiante. O importante foi ver que temos condições de conquistar o hexa.

Também temos que abrir um parágrafo para a melancólica atuação do árbitro e fica a minha pergunta, a mesma do comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Chico Garcia. Como um time violento e desleal termina o jogo com 11 jogadores e o outro time que apanhou o jogo inteiro com 10? Só a cabecinha do árbitro francês Stephane Lannoy pode responder. Acho que a crise da seleção francesa acabou contagiando ele. Tudo bem, até acho que foi justa a expulsão do Kaká, embora tenha achado rigorosa, mas no mínimo três jogadores da Costa do Marfim deveriam ter ido para o chuveiro mais cedo. Além disto o 2º gol do Brasil teve dois lances irregulares, dois toques de braço de Luis Fabiano.

Nesta segunda-feira teremos finalizada a 2ª rodada do mundial. Portugal surge como favorita diante da Coreia do Norte, vencendo estará próxima da clasificação. Chile e Suiça fazem um jogo de líderes, quem vencer estará classificado ou quase classificado. Já no último jogo do dia, a Espanha precisará espantar a zebra, enfrenta Honduras. É o último dia com jogos às 8:30.
Grupo G - 8:30 - Portugal x Coreia do Norte
Grupo H - 11:00 - Chile x Suiça
Grupo H - 15:30 - Espanha x Honduras
Foto: AFP

clecio.ruver@hotmail.com

Nenhum comentário: