domingo, 20 de junho de 2010

Brasil joga bem, bate a Costa do Marfim e se garante nas oitavas

Foi mais fácil do que se esperava. Depois de uma estreia difícil, o time de Dunga se soltou neste domingo. No Soccer City, em Johanesburgo, a Seleção Brasileira ganhou por 3 a 1 da Costa do Marfim mostrando qualidade coletiva e individual. A vitória, além de manter a liderança do Grupo G – agora com seis pontos –, garante um lugar nas oitavas de final.

No próximo – e último – compromisso da primeira fase, sexta-feira, o Brasil duela com Portugal – Kaká, expulso, desfalcará a Seleção. Já a Costa do Marfim enfrenta a seleção da Coreia do Norte. Nesta segunda, portugueses e norte-coreanos se jogam fechando a segunda rodada da chave.

Luís Fabiano encerra jejum e coloca o Brasil na frente

A bola mal havia rolado e o Brasil já encheu os olhos da torcida. Os marfinenses vieram para o ataque, a defesa roubou e armou o contra-ataque. Em alta velocidade, Kaká acionou Robinho no campo ofensivo. O camisa 11 deu uma de fominha e não tocou para Luís Fabiano, que entrava livre, e arriscou da intermediária. O chute levou perigo.

No entanto, foi só. A seguir, a seleção de Drogba começou a crescer e a gostar do jogo. Aproveitando-se dos constantes erros de saída de bola da equipe de Dunga, os africanos passaram a rondar a área de Julio César e, embora sem grandes conclusões, levaram preocupação à defesa verde-amarela.

O Brasil se mostrava desorganizado na hora de atacar e ainda tinha um Kaká novamente abaixo de seu rendimento. Entretanto, em uma jogada, aos 24 minutos, ele mostrou porque é dono da camisa que já pertenceu a Pelé.

Num rápido ataque, a triangulação entre Luís Fabiano, Robinho e Kaká envolveu a defesa da Costa do Marfim. Na raça, Kaká ganhou do marcador e tocou rasteiro para Luís Fabiano, que entrava na área. O centroavante pegou na veia e estufou as redes, mandando para longe o jejum de seis partidas sem marcar.

O gol abalou a confiança da Costa do Marfim, que passou a ser dominada pela Seleção. Mas o controle não se transformou em gols. A reação africana ocorreu apenas no final da etapa inicial, quando se reaproximaram da área. Quando o Brasil precisou, Julio César esteve lá. No primeiro tempo do duelo com Drogba, Dunga se deu melhor.

La mano del nove

A vantagem do Brasil foi ampliada em grande estilo logo depois da volta, aos quatro. Luís Fabiano – à la Maradona (ou Thierry Henry) – ganhou a bola na dividida com toque de braço, aplicou dois chapéus nos marcadores e, da entrada da área, fuzilou o goleiro Barry. Um golaço, sério candidato ao mais bonito da Copa.

A vitória se transformou em goleada menos de dez minutos depois. Kaká fez boa jogada pela esquerda e foi levando até a linha de fundo. De lá, o meia cruzou rasteiro para Elano, que só completou: 3 a 0.

Quebra-pau

O camisa 7 do Brasil mal teve tempo de comemorar. Logo depois, sofreu uma chegada maldosa de Tiote, que, de sola, atingiu a canela do brasileiro. O meia teve de ser substituído e não conseguia apoiar o pé no chão.

O clima esquentou. A seleção marfinense passou a abusar das faltas fortes e testando a paciência dos brasileiros. Inicialmente, ela durou, mas não por muito tempo. Um dos alvos prediletos dos africanos, Kaká primeiro levou cartão amarelo. Aos 43, deixou o cotovelo numa chegada de Keita e foi penalizado. Expulso, não joga contra Portugal.

Pouco antes, aos 34, a Costa do Marfim tinha descontado. Gervinho recuou da linha de fundo para Yaya Toure, livre na intermediária, lançar milimetricamente Drogba. O atacante fez o que melhor sabe: gol. Desviou de Julio César e anotou o de honra da Costa do Marfim.

Antes do apito final, o goleiro brasileiro ainda trabalhou defendendo investidas de Yaya Toure. Como no primeiro tempo, os africanos cresceram nos minutos finais. Porém, tal qual a etapa inicial, não tiveram forças para superar os pentacampeões do mundo, que agora estão nas oitavas de final.

Copa do Mundo – Grupo G


BRASIL 3
Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Kaká e Elano (Daniel Alves); Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

COSTA DO MARFIM 1
Barry; Demel, Kolo Toure, Zokora e Tiote; Yaya Toure, Eboue (Romaric) e Tiene; Dindane (Gervinho), Kalou (Keita) e Drogba. Técnico: Sven-Goran Eriksson

Gols: Luís Fabiano (B) 24/1º; Luís Fabiano (B) 4/2º; Elano 15/2º; Drogba (C), 34/2º.
Cartões amarelos: Tiene, Keita, Tiote; Kaká
Expulsão: Kaká
Arbitragem: Stephane Lannoy (FRA), auxiliado por Eric Dansault (FRA) e Laurent Ugo (FRA)
Local: estádio Soccer City, em Johanesburgo

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo 
Foto: AFP

Nenhum comentário: