quarta-feira, 23 de junho de 2010

Opinião – Resumo do dia na Copa do Mundo


Ontem, terça-feira, não consegui trazer minha opinião do dia na Copa do Mundo, a correria esteve grande, porém nesta quarta-feira estaremos trazendo a opinião dos dois dias de copa, que já definiram 8 seleções que avançaram às oitavas de final.

Uruguai 1 x 0 México – Confesso que eu era um dos que pensavam que este jogo daria empate, mas na foi o que aconteceu, as duas equipes buscaram o gol desde o início, o Uruguai foi melhor e mereceu a vitória. O Uruguai foi a surpresa positiva até agora na Copa do Mundo. Tem um fortíssimo esquema defensivo e está mostrando muito mais poder de ataque do que demonstrou na Eliminatórias. A dupla de ataque Cavani e Suarez se entende muito bem, e Fórlan tem sido o melhor jogador da copa até o momento. É uma equipe limitada até certo ponto, mas que poderá surpreender no mata-mata, e entra como favorita diante da Corréia do Sul. Já o México vai decepcionando um pouco na sua participação, talvez por ser uma equipe jovem tenha sentido um pouco. Deverá cair diante da Argentina.

África do Sul 2 x 1 França – A despedida da África do Sul foi honrosa, porém a França não poderia ter despedida mais melancólica. A África do Sul até que esteve organizadinha nas mão de Parreira, mas pecou demais no jogo diante do Uruguai, o que lhe custou a classificação. Já os franceses já chegaram contestados ao país da copa pela forma que aconteceu a classificação, teve brigas internas, um treinador maluco, e mesmo recheada de bons jogadores acabou na lanterna do grupo, uma pena para quem curte o bom futebol.

Nigéria 2 x 2 Coréia do Sul – Um grande jogo. A Nigéria na frente, a virada coreana, o empate nigeriano, e os gols incríveis desperdiçados pelo ataque nigeriano fizeram deste o jogo mais emocionante da copa até aqui. Mais emocionante, mas não o melhor, pois quase todos os gols e jogadas perigosas foram de erros e desatenções. A Coréia avançou, mas deverá parar no Uruguai. Já a Nigéria terá que treinar a pontaria para o próximo mundial.

Argentina 2 x 0 Grécia – Um jogo sem muita graça. De um lado os desinteressados reservas argentinos, de outro lado a Grécia precisando do resultado, mas sem poder ofensivo. Ao menos valeu por ver Méssi em campo, já que sempre é bom ver os melhores em ação. No final 2 a 0 para os “hermanos” com direito a gol  de pé direito do atacante Palermo para a felicidade radiante do “beijoqueiro” Maradona. Vida tranqüila para a Argentina na copa, passa fácil pelos mexicanos.

Inglaterra 1 x 0 Eslovênia – Outro jogo sem tempero. A Inglaterra não atravessa um bom momento, ainda não conseguiu jogar bem, seu principal jogador, Rooney, anda cabisbaixo e sem confiança. A vitória e a classificação vieram mais pela fragilidade do adversário do que por méritos ingleses.

EUA 1 x 0 Argélia – Este jogo foi emocionante. Os EUA só conseguiram o gol da classificação nos acréscimos, num gol do seu maior jogador de todos os tempos, Donovan, um meia de excelente chegada na frente, jogador moderno. Seria uma injustiça se o bom time americano ficasse de fora das oitavas e entrasse a limitadíssima Eslovênia. Ainda mais que os EUA tiveram um gol legítimo anulado diante da Argélia quando o jogo ainda estava em 0 a 0. Fora o gol legítimo não validade na 2ª rodada diante da própria Eslovênia. Não gosto muito do comentarista Casagrande, mas sou obrigado a concordar: “Os EUA jogaram o melhor futebol do grupo C”.

Sérvia 1 x 2 Austrália – A Austrália foi pressionada durante todo o 1º tempo, quando seu goleiro Schwarzer fez alguns milagres. No 2º tempo a equipe da terra dos cangurus abriu o placar em dois contra ataques e até chegou a sonhar com a classificação. Quase no final a Sérvia descontou, além de perder algumas chances incríveis que lhe dariam a classificação. O árbitro uruguaio Jorge Larionda foi muito questionado pelos sérvios no final do jogo, eles cobravam um pênalti não assinalado.

Alemanha 1 x 0 Gana – Um bom jogo, bastante aberto, com as duas equipes buscando o ataque. A Alemanha mais uma vez não repetiu a boa atuação da estréia, mas novamente conseguiu alguns bons ataques, principalmente com os meias Muller e Özil, este último autor de um belo gol. Cacau e Podolski estiveram apagados na partida.

Nesta quinta-feira mais quatro partidas decidem os grupos E e F da Copa do Mundo, destaque para a atual campeã Itália que entra em campo precisando vencer e para o bom jogo entre Dinamarca e Japão.
11:00 – Grupo E – Eslováquia x Itália
11:00 – Grupo E – Paraguai x Nova Zelândia
15:30 – Grupo F – Camarões x Holanda
15:30 – Grupo F – Japão x Dinamarca

Os confrontos das oitavas de final do final de semana já estão garantidos, confira abaixo:
Sábado, 26/06 – 11:00 – Uruguai x Coréia do Sul
Sábado, 26/06 – 15:30 – EUA x Gana
Domingo, 27/06 – 11:00 – Alemanha x Inglaterra
Domingo, 27/06 – 15:30 – Argentina x México

clecio.ruver@hotmail.com     

Nenhum comentário: