domingo, 29 de novembro de 2009

Brasileirão - Resumo da penúltima rodada

O Flamengo chegou pela primeira vez à liderança do Campeonato Brasileiro, colocou uma mão na taça e, de quebra, garantiu-se na Libertadores de 2010. Tudo porque venceu o Corinthians, por 2 a 0, e ainda contou com a derrota do São Paulo para o Goiás, por 4 a 2, em Goiânia.



A derrota fez o Jason despencar para a quarta colocação. À sua frente, passaram Internacional e Palmeiras, que venceram e também chegaram aos 62 pontos, mas levando vantagem nos critérios de desempate. A exemplo do Fla, o Colorado também se garantiu no torneio continental.

Na parte de baixo, o grande vencedor foi o Fluminense, que atropelou o Vitória e, finalmente, deixou a degola nas mãos do Botafogo. Na última rodada, Flu, Bota, Coritiba e Santo André lutarão para não retornarem à Série B. A situação dos paulistas é a pior, já que precisam de uma grande conbinação. Os outros três dependem apenas das próprias pernas.

Rumo ao Hexa!
Para ficar próximo à taça, o Flamengo mostrou muita maturidade. Em uma partida segura, onde correu poucos riscos, o time rubronegro não sentiu a alta do Imperador Adriano e bateu o Corinthians, por 2 a 0, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. O time alvinegro deixou o campo reclamando da arbitragem de Evandro Rogério Roman.

Com este resultado, o Fla assumiu a ponta, com 64 pontos, e dependerá apenas de uma vitória contra o Grêmio, domingo, no Maracanã, para ser campeão. Por outro lado, o Timão chegou à marca de três derrotas consecutivas. Apenas cumprindo tabela, o Alvinegro é o décimo colocado, com 49 pontos.
   
Do céu ao inferno!
O principal derrotado da rodada, certamente foi o São Paulo. Mesmo com a maioria dos torcedores no Serra Dourada, o time do Morumbi levou de 4 a 2 do Goiás e viu o título brasileiro, tão constante nos últimos anos, ficar mais longe. O Jason até saiu na frente com Washington, mas levou a virada e viu a partida desandar.

Na última rodada, o São Paulo precisará de quase um milagre para ser campeão. Enfrenta o Sport no Morumbi e precisa vencer, a qualquer custa e torcer por tropeços de Flamengo, Palmeiras e Inter. Para a Libetadores, um empate já basta. Já o Goiás, depois de atrapalhar o Tricolor, chegou aos 54 pontos, na oitava posição.

Nas mãos do rival
Com gols de Kléber e Andrezinho, o Internacional venceu o Sport de virada, por 2 a 1, na Ilha do Retiro, em Recife. A vitória heróica além de manter o time na briga pelo título, garantiu uma vaga para a Libertadores de 2010. O problema, porém, é que o clube está nas mãos do arquirrival, Grêmio.

Para ser campeão, o Colorado precisará que o Tricolor, pelo menos, empate com o Flamengo na última rodada. O Inter é vice-líder, com 62 pontos e, em caso de empate no número de pontos, levaria vantagem sobre o Fla no número de vitórias. Já rebaixado, o Sport segue na lanterna, com 31 pontos.

Vitória tardia?
Após quatro jogos sem vencer - dois empates e duas derrotas -, o Palmeiras reencontrou o caminho das vitórias. Em um jogo com cara de decisão, o time palestrino foi mais eficiente e bateu o Atlético-MG, por 3 a 1, no Palestra Itália. O destaque ficou por conta do gol de Diego Souza, o segundo do Verdão. Ele acertou um belo chute do meio-campo e encobriu o goleiro Carini.

A vitória mantém a equipe de Muricy Ramalho com chances de título e praticamente garantido na Libertadores. O clube ocupa a terceira colocação, com 62 pontos. Por outro lado, o Galo deu adeus às chances de ir ao torneio sul-mericano. O time é o sexto colocado, com 56 pontos.

Na briga, sim senhor!
O Cruzeiro continua vivo na briga por uma vaga à Libertadores. Com uma virada espetacular, o time celeste goleou o ameaçado Coritiba, por 4 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte e levou a briga pelo torneio continental à última rodada. O Coxa, por sua vez, segue atormentado pelo fantasma.

A Raposa ocupa a quinta posição, com 59 pontos. Além de ganhar do Santos, fora, precisará torcer por tropeço de Inter, São Paulo ou Palmeiras. Já o Coxa, 16º colocado, com 44 pontos, terão um embate direto contra o Fluminense e só precisam de uma vitória.

Enfim, a redenção!
Depois de inúmeras rodadas de agonia, o torcedor do Fluminense pôde soltar o grito que estava entalado na garganta. O time finalmente deixou a zona de rebaixamento, ao bater o Vitória, por 4 a 0, no Maracanã, e assim conseguiu se recuperar da vexatória derrota para a LDU-EQU, por 5 a 1.

Esta foi a sexta vitória consecutiva do Tricolor, que assumiu a 15ª colocação, com 45 pontos, e depende apenas das próprias pernas para escapar da degola. Enquanto isso, o Leão baiano fica na 13ª posição, com 47 pontos, mas com a vaga na Sul-Americana sob risco.

Suspiro e tristeza
O Santo André ganhou uma sobrevida dentro do Brasileirão. Com dois gols do ex-pontepretano Wanderley e de Nunes, o Ramalhão venceu por 5 a 3 e, de quebra, rebaixou o Náutico, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. Assim, o Timbu faz companhia aos conterrâneos do Sport, que também já tinham caído.

Com este resultado, o Santo André chegou aos 41 pontos, no 18º lugar. Além de vencer o Inter, em Porto Alegre, precisará torcer por derrotas de Botafogo e Coritiba, na última rodada. O Alvirrubro é o penúltimo colocado, com 38.

Alívio na Baixada
Em outro confronto direto, o Atlético-PR livrou-se matematicamente do rebaixamento. O time rubronegro soube aproveitar o apoio de seu torcedor e bateu o Botafogo, por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Furacão chegou aos 47 pontos, na 14ª colocação, e não pode mais ser alcançado pelo primeiro clube dentro do rebaixamento, por conta do confronto entre Coritiba e Flu. O Fogão segue com 44 e caiu para a degola. O time, porém, depende apenas de si. Terá de bater o Palmeiras.

Empate, mas com honra
Com chances apenas remotas de passar à Libertadores, o Avaí apenas empatou com o Santos, por 2 a 2, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Os gols avaianos foram de Cristian, enquanto Kléber Pereira e Paulo Henrique empataram.

O resultado deixa o Leão na nona colocação, com 54 pontos, com a sensação de dever cumprido no primeiro de seu retorno à elite. Já o Peixe continua com a vaga à Sul-Americana ameaçada, tendo em vista que aparece no 11º lugar, com 49 pontos. 

Despedida com vitória
No único jogo que não valia praticamente nada, o Grêmio se despediu de casa na temporada 2009 com vitória. Apesar de sofrer um susto no segundo tempo, ao sofrer dois gols, o time tricolor atropelou o Barueri, por 4 a 2.

O resultado deixou os gaúchos no sétimo lugar, com 55 pontos. Os paulistas ficaram na 12ª posição, com 48, ainda correndo riscos de ficar fora da Sul-Americana. 

Confira os rsultados da penúltima rodada do Brasileirão:

Corinthians-SP 0 x 2 Flamengo-RJ
Palmeiras-SP 3 x 1 Atlético-MG
Santo André-SP 5 x 3 Náutico-PE
Atlético-PR 2 x 0 Botafogo-RJ
Grêmio-RS 4 x 2 Barueri-SP
Fluminense-RJ 4 x 0 Vitória-BA
Goiás-GO 4 x 2 São Paulo-SP
Sport-PE 1 x 2 Internacional-RS
Cruzeiro-MG 4 x 1 Coritiba-PR
Avaí-SC 2 x 2 Santos-SP

Fonte: Futebol Interior

Um comentário:

Futurista disse...

Olá, informo que realizou-se dia 29/11/2009, pelo Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Sede Nova, na categoria Veteranos,na localidade de Vista Alegre o jogo da semi-final,entre Fluminense 4 x 2 União. A rodada que define os finalistas será nos dias 05/12 em Santa Teresinha jogam: União x Fluminense, e no dia 06/12 em Monte Belo: Futurista x Sete de Setembro, com vantagem para Futurista e Fluminense que venceram no primeiro confronto.