sábado, 19 de dezembro de 2009

No sufoco, na prorrogação Barcelona vira para cima do Estudiantes e é campeão do mundo


Emoção não faltou. Na final do Mundial de Clubes da Fifa, o campeão foi decidido no segundo tempo da prorrogação. Na tarde deste sábado, em Abu Dhabi, o Barcelona venceu, de virada, o Estudiantes por 2 a 1 e conquistou o único título que ainda não possuía.

Na sua primeira partida contra um time argentino, Messi foi decisivo e marcou o gol da vitória. Pedro, que entrou no segundo tempo, marcou o primeiro do Barcelona.

Estudiantes começa melhor

O Estudiantes entrou em campo decidido a não deixar o Barcelona jogar. A marcação era bem feita e obrigava os espanhóis a dar chutões para o campo de ataque. Os argentinos tentavam surpreender nos contra-ataques.

A estratégia do Estudiantes era tão eficiente que a primeira chance de gol foi dos argentinos. Aos quatro minutos, Verón, o maestro do time, deixou Perez na frente do goleiro adversário, mas o atacante não conseguiu concluir para o gol e perdeu a oportunidade.

O Barça respondeu seis minutos depois. Ibrahimovic deu um belo passe de calcanhar e deixou Xavi livre para entrar na área com a bola dominada. Mas, em vez de chutar a gol, o jogador espanhol tentou o passe e desperdiçou a chance.

O juiz deixava o jogo correr e os dois times abusavam das jogadas violentas. O árbitro errou ao aplicar um cartão amarelo em Lionel Messi por simular uma falta que existiu, aos 23 minutos. Aos 32, Xavi recebeu na frente de Albil, driblou o goleiro argentino e caiu dentro da área. Apesar dos protestos, o juiz não marcou o pênalti.

Aos 37 minutos, Diaz cruzou com perfeição na área do Barcelona e o centroavante Boselli, no meio de dois zagueiros do time espanhol, cabeceou para marcar o primeiro gol do jogo. Com o gol, o Estudiantes se fechou na defesa.

A dois minutos do final da primeira etapa, o Barça perdeu uma boa chance de empatar. Após cobrança de falta na área do Estudiantes, Ibrahimovic se beneficiou da linha de impedimento mal feita e ficou livre para marcar, mas não conseguiu tocar na bola. Albil defendeu.

Barcelona domina segundo tempo

No segundo tempo, o técnico do Barcelona, Guardiola, tirou Keita e colocou Pedro em campo. O jogador mudou a partida. O time espanhol começou a pressionar e criar oportunidades para empatar. O Estudiantes voltou com a mesma formação do primeiro tempo.

Logo aos dois minutos, Ibrahimovic recebeu um bom passe, entrou na área com a bola dominada e chutou cruzado. A bola passou muito perto do gol argentino.

Aos 14 minutos, o Barcelona perdeu a melhor chance até então. Henry cruzou, Albil saiu mal do gol e a bola sobrou para Pedro. O jogador, com o gol livre na sua frente, não conseguiu concluir. Dez minutos depois, o mesmo Pedro entrou na área adversária fazendo fila, mas errou na hora do cruzamento.

Piqué perdeu outra oportunidade aos 30 minutos, quando recebeu cruzamento na segunda trave e chutou para boa defesa do goleiro do Estudiantes. Três minutos depois, foi a vez de Ibrahimovic cabecear para fora na frente do gol. Guardiola tirou Henry e colocou o jovem atacante Jeffren na partida.

Mas, faltando um minuto para o fim do tempo regulamentar da partida, todo o esforço do Barcelona foi recompensado. Ibrahimovic cabeceou para dentro da área do Estudiantes e a bola sobrou para Pedro, que, também de cabeça, encobriu o goleiro Albil e empatou. A partida foi para a prorrogação.

Messi decide

Nos primeiro minutos da prorrogação, a impressão era a de que o Barcelona continuaria pressionando. Porém, o Estudiantes voltou determinado a jogar. O time argentino começou a evitar os chutões do segundo tempo e tentar tocar mais a bola. Apesar de os espanhóis continuarem melhores, o jogo ficou mais equilibrado.

A melhor chance do primeiro tempo da prorrogação aconteceu aos seis minutos. Ibrahimovic recebeu dentro da área, dominou e passou para Messi. O jogador, que vinha de trás, chutou forte e rasteiro, mas a bola foi para fora.

Na segunda parte do tempo extra, Messi, a principal estrela do Barcelona decidiu o jogo. Daniel Alves cruzou da direita e o jogador argentino entrou por trás da zaga do Estudiantes para marcar de peito, na linha na pequena área.

Mas ainda havia tempo para mais emoção. Nos minutos finais, Verón cobrou falta para dentro da área do Barcelona, o zagueiro Desábato cabeceou e a bola passou muito perto do gol de Valdés. No lance seguinte, o juiz apitou o fim do jogo.
CLICESPORTES

Nenhum comentário: