quarta-feira, 15 de setembro de 2010

No aniversário, Grêmio leva 2 a 1 do Palmeiras no Olímpico

No dia do aniversário de 107 anos, do milésimo jogo pelo Brasileirão e do encontro de dois ídolos de sua história - Renato e Felipão -, o Grêmio recebeu o presente mais indesejável: uma derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Olímpico, na noite desta quarta, pelo segundo turno do campeonato nacional.
No primeiro tempo, Marcos Assunção abriu o placar para o Palmeiras em um belo gol de falta. Na etapa complementar, Éwerton ampliou a vantagem. Nos acréscimos, Jonas conseguiu descontar para o Grêmio, mas já era tarde.
O Grêmio ficou em 13ª lugar com 26 pontos. Já o Palmeiras é o 9ª com 29.
Primeiro tempo
No apito inicial o Grêmio foi para cima. Pressionou nos primeiros minutos, tentou chegar nas bolas paradas com uma cobrança de escanteio e uma falta, mas sem sucesso. Tentando sair do sufoco, o Palmeiras começou a achar espaços. Tinga arriscou uma bicicleta aos 4 minutos, mas mandou para fora. Aos 6, Márcio Araújo recebeu dentro da área e finalizou mal, por cima do gol de Victor.
Em seguida, o Grêmio reagiu. Em boa arrancada pela direita, Jonas recebeu do lado da área, correu com a bola e chutou, mas foi na rede, pelo lado de fora, aos 7 minutos.
Aos 14, saiu o presente que os gremistas não queriam receber. Falta perigosa para o Palmeiras, Marcos Assunção cobrou e acertou um belo chute no gol. Mesmo atrás no placar, a torcida tricolor não parou de apoiar a equipe cantando.
O jogo seguiu equilibrado. A defesa do Grêmio, reserva, conseguia conter os avanços do adversário com a bola rolando. Aos 23 minutos, Fábio Santos cruzou na área palmeirense tentando encontrar Jonas, mas o atacante caiu. A torcida protestou pedindo pênalti, mas não levou. No desvio, foi só escanteio.
Dois minutos depois, mais um susto para os gremistas. Éwerton entrou na área em velocidade pela esquerda e chutou cruzado. Victor se esticou e espalmou. E o Grêmio foi ao ataque na tentativa do empate. Quase conseguiu aos 26 minutos e meio. Primeiro, Jonas ganhou do marcador pelo lado esquerdo e cruzou, mas a bola explodiu no marcador. Na sequência, lançamento na área e André Lima cabeceou para uma defesa difícil de Deola.
Já se encaminhando para o final do primeiro tempo, o Grêmio teve duas boas chances, mas a bola não entrou. primeiro foi Douglas, que lançou uma bola de longa distância e ela passou perto do gol, para fora. Depois, Gabriel ficou com uma sobra de bola, arriscou um chute rasteiro, a bola desviou e foi pela linha de fundo. Seria escanteio, mas o juiz não deu.
Bronca com a arbitragem
No primeiro tempo, a torcida gremista reclamou de pelo menos três lances duvidosos e pediram penalidades. Mas a arbitragem não atendeu em nenhuma das vezes. Numa delas, a bola bateu no braço do jogador do Palmeiras dentro da área e o juiz mandou seguir. O técnico Renato enlouqueceu na beira do campo.
Segundo tempo
Os times voltaram sem alterações. No início do segundo tempo, mais um banho de água gelada nos gremistas. Logo aos 3 minutos e meio, o Palmeiras ampliou a vantagem. Marcos Assunção cruzou na medida para Éweton completar de cabeça, sem marcação, cara a cara com Victor. Diferente do primeiro gol, no segundo a torcida diminuiu o volume da festa.
Aos 10 minutos, de novo de cabeça, André Lima cabeceou para o gol, mas a bola foi para fora.
Percebendo as dificuldades, Renato fez a primeira substituição. Tirou Fábio Santos, muito vaiado, para colocar Lúcio. Em seguida, mais uma troca: Roberson entrou no lugar de Adilson, avançando mais a equipe. O Grêmio tentava, mas parava na marcação do adversário, além de pecar nas finalizações.
A primeira substituição feita por Felipão foi aos 20 minutos, na saída de Éwerton para a entrada de Valdívia. Após a troca, o Grêmio foi para cima, com Roberson em grande lance pelo meio. Lançou Jonas, que não conseguiu completar, mas na sequência um lançamento para a área foi na cabeça de Douglas. Ele mandou para o gol, mas Deola defendeu.
O Grêmio pressionava, e o Palmeiras recuava, só na marcação. Jonas tentou três vezes consecutivas fazer a bola entrar. Duas foram para fora e uma foi na trave, de cabeça, após cobrança de escanteio. André Lima, passados 30 minutos da etapa complementar, recebeu cruzamento de Lúcio e cabeceou também para fora.
Renato fez a terceira substituição aos 31, com Maylson no lugar de Souza. Já Felipão colocou Pierre no lugar de Tinga.
Grêmio desconta
Os minutos finais de jogo foram com mais pressão do Grêmio, mas sem efetividade na frente. O Palmeiras ficou todo no campo de defesa, e conseguiu evitar que os gremistas marcassem gols. Mas o juiz deu três minutos de acréscimo e Jonas conseguiu aproveitar uma chance, finalmente. Aos 46, depois de escanteio, o atacante pegou com força como a bola veio e mandou uma bomba para diminuir.
Mas já era tarde demais. Não deu para o Grêmio, que comemorou aniversário com uma derrota por 2 a 1 dentro de casa, com muita reclamação contra a arbitragem.

CLICESPORTES

Nenhum comentário: