terça-feira, 29 de junho de 2010

Opinião - Resumo das oitavas de final da Copa do Mundo


Como já escrevi ontem, o tempo anda escasso, por isso tive que ao invés de fazer um comentário diário, escrever sobre toda a fase de oitavas de final da Copa do Mundo.

Começamos com os jogos do sábado:
Uruguai 2 x 1 Coréia do Sul – A celeste voltou a brilhar depois de muitos anos, mesmo sem jogar um futebol empolgante, venceu com méritos em mais uma grande atuação do atacante Suarez. A Coréia até esteve melhor em parte do jogo, mas não aproveitou seu melhor momento, parando na dura defesa uruguaia.
Gana 2 x 1 EUA – A primeira prorrogação da copa, e o único palpite que errei nas oitavas, esperava que os americanos passassem, mas Gana me surpreendeu com sua aplicação tática, quando não tem a bola até o perigoso atacante Gyan vira marcador. A imposição física foi grande e a vitória justa.

No domingo, o dia negro da arbitragem:
Alemanha 4 x 1 Inglaterra – Fora o grotesco erro de Jorge Larionda, que não viu a bola entrar num belo chute de Lampard no primeiro tempo quando o jogo estava 2 a 1, foi um passeio da Alemanha. Bem postada defensivamente, com os zagueiros Metzelder e Friederich, além do lateral / volante Boateng e do volantão Kedira, a Alemanha mostra uma virtude ofensiva que em nenhum outro tempo uma seleção alemã mostrou. Tem a saída rápida de Lahm pela direita, a chegada de Schweinsteiger que na copa passada era uma espécie de 2º atacante e hoje é 2º volante, mais a frente a linha de 3 jogadores com Muller pela direita, Özil pelo centro e Podolski pela esquerda, todos estes fazendo companhia ao matador Klose. Os alemães vem mostrando o futebol mais bonito da copa até agora, vamos ver se esta jovem equipe não sente as decisões.
Argentina 3 x 1 México – Outro grande erro de arbitragem, com o gol impedido de Tévez não anulado. Depois de tomar sufoco e até uma bola na trave no início do jogo a Argentina foi superior e mereceu vencer. Tévez foi o grande nome do jogo. Mas enquanto os atacantes argentinos mostram serviço a defesa continua fazendo água. Seu goleiro não é seguro e contra uma equipe de maior poderio ofensivo pode comprometer. Mesmo assim, pela qualidade do seu meio e ataque os hermanos continuam entre os favoritos.

A segunda-feira teve a vitória brasileira diante do Chile:
Holanda 2 x 1 Eslováquia – A Holanda, embora com um placar apertado, não teve dificuldades. A Holanda embora na esteja dando espetáculo, venceu as quatro partidas e é uma equipe que requer muito respeito. Seu esquema 4-2-3-1 é igual ao utilizado por Dunga, valorizando a marcação, e priorizando a chegada dos meias na frente. Sneijder pelo meio, Kuyt pela esquerda e Robben pela direita se juntam a Van Persie no ataque. A vitória holandesa foi Justa e merecida.
Brasil 3 x 0 Chile – O time de Dunga teve contra o Chile a oportunidade de jogar como gosta. O atrevido técnico Bielsa é daqueles que quanto mais apanha mais gosta. Com esquemas de jogo ultra ofensivos, faceiros, sem nenhuma preocupação defensiva, apanha toda a vez que enfrenta o Brasil, que jogou com inteligência, velocidade e eficiência, já que vem marcando nas chances que cria. Uma pena que Ramires esteja de fora diante da Holanda, foi peça fundamental da vitória diante dos chilenos. Quem anda bem é a defesa brasileira, Julio César é seguro, Maicon está em excelente fase, Juan até marcou um gol diante do Chile, tem ótima recuperação e o capitão Lúcio vem sendo para mim o melhor jogador brasileiro na copa. Além de aguerrido, incansável, bem posicionado e bom na bola aérea, nosso capitão aprendeu a passar bem a bola, além de dar velocidade nos contra ataques.

Nesta terça-feira o último dia de oitavas de final:
Paraguai 0 x 0 Japão (5x3 nas penalidades) – O jogo mais fraco da copa até aqui na minha opinião. Duas equipes tradicionalmente sem muita qualidade, mas que vinham fazendo bons jogos até então. Mas com um detalhe, duas equipes que preferem jogar no contra ataque, sendo atacadas e que quando precisam atacar fazem o que fizeram, um jogo fechado, sem ninguém arriscar, com poucas chances de gol. Nas penalidades o Paraguai levou a melhor, mostrando a supremacia sul-americana no mundial.
Espanha 1 x 0 Portugal – Quem está assistindo a Copa do Mundo na expectativa de ver o futebol do tão falado “craque” Cristiano Ronaldo teve que ver outro “craque” em ação. Ele também usa a camisa 7, mas atende por David Villa, jogador do Valencia da Espanha e contratado a preço de ouro pelo Barcelona. Este sim é um dos principais jogadores da copa até aqui, chegou com seu brilho ofuscado por Fernando Torres, mas aos poucos se transformou no principal jogador espanhol no mundial. Numa equipe que mantém muito a posse de bola, mas ninguém define, ele assumiu este papel e mandou os portugueses para casa mais cedo.

Na quinta-feira, antes de começarem as quartas de final, estaremos trazendo a nossa opinião sobre a nova fase que traz jogos eletrizantes:
Brasil x Holanda
Uruguai x Gana
Argentina x Alemanha
Paraguai x Espanha

Nenhum comentário: