domingo, 5 de dezembro de 2010

Grêmio goleia Botafogo, termina Brasileirão em quarto e agora seca o Goiás

Um empate já era suficiente, mas o Grêmio queria a vitória. E ela veio, da melhor maneira possível: com goleada e Olímpico lotado de torcedores que apoiaram sem parar na tarde deste domingo. Com o placar de 3 a 0, gols de André Lima, Jonas – que chegou aos 23 na artilharia do Brasileirão e 75 com a camisa tricolor, ultrapassando Renato, que tem 74 – e Douglas.
Com 63 pontos, o Grêmio se firma em quarto lugar, encerra assim o Brasileirão, dentro do G-4. Agora, precisa secar o Goiás na final da Sul-Americana. O Independiente precisa reverter, em Avellaneda, a desvantagem de 2 a 0 do primeiro jogo.
PRIMEIRO TEMPO MOVIMENTADOJogo corrido, jogador inconsciente no gramado, técnico expulso, confusão entre jogadores, gol. Teve de tudo no primeiro tempo de jogo no Olímpico. Nos minutos iniciais, o Grêmio foi para cima, pressionou o adversário em um ritmo veloz que contagiou a torcida. os gremistas nas arquibancadas faziam um barulho ensurdecedor apoiando a equipe. Houve algumas tentativas, com Jonas e Rafael Marques, o zagueiro colocando no poste.
Em um choque entre Rafael Marques e Loco Abreu, os dois jogadores bateral de cabeça e caíram no gramado. O uruguaio chegou a perder a consciência. Os médicos entraram em campo, realizaram o atendimento, retiraram os jogadores e, em seguida, eles puderam voltar ao jogo.
Aos 13 minutos, já teve expulsão. O técnico Joel Santana exagerou nas reclamações à arbitragem e foi convidado a se retirar de campo. Ele resistiu, o jogo ficou parado por alguns minutos, até que ele decidiu sair. Cinco minutos depois, mesmo sem o comandante na beira do campo, o Botafogo conseguiu fazer pressão. Loco Abreu cruzou, Marcelo Cordeiro chutou, a bola bateu em um marcador, voltou para Loco, mas Fábio Santos afastou.
Mas o Grêmio não se sentiu ameaçado. Confiante, o time continuou indo ao ataque. Aos 20 minutos, o placar foi aberto. Jonas recebeu na entrada da área, concluiu e Jefferson espalmou para o meio da área. O centroavante tricolor correu e empurrou a bola para dentro das redes. Comemorou em frente ao torcedor atrás do gol e depois foi cumprimentar o técnico Renato.
Quatro minutos depois a confusão no gramado. Rochemback sofreu falta perto da área, pelo lado direito, e os jogadores se desentenderam. Outros chegaram no lance para discutir e o árbitro teve que intervir. Nenhum atleta foi advertido com cartão. E o jogo seguiu.
Aos 33 minutos, Loco Abreu assustou o goleiro Victor mais uma vez, mas o camisa 1 tricolor fez grande defesa depois da conclusão do uruguaio. Mas a bola voltava sempre para os pés dos jogadores gremistas. E, assim, saiu mais um gol.
Jonas, o Mestre Jonas, disparou ainda mais na artilharia do Brasileirão, e ainda ultrapassou Renato em número de gols com a camisa tricolor: 75 contra 74 do chefe. Ele recebeu na entrada da área, chutou rasteiro, a bola bateu na trave e entrou. O Olímpico quase foi abaixo. Jonas tirou a camisa, empolgado, e recebeu cartão amarelo. Depois da comemoração, ele foi até o comandante para lhe dizer que era uma honra bater uma marca dele, que é ídolo da torcida.
Nos acréscimos, quase saiu um golaço. Adilson colocou a bola na área, André Lima pegou, girou e chutou com categoria. Jefferson se esticou todo e conseguiu tirar.
SEGUNDO TEMPONo segundo tempo, o Botafogo voltou modificado. Edno entrou no lugar de Lucas Zen. Diferente da etapa inicial, a complementar começou mais truncada, com mais faltas. Mas o Grêmio logo achou espaço, se aproveitando de um erro do goleiro adversário.
Aos oito minutos, Jefferson fez a reposição de bola errada. Douglas ficou com ela, lançou ao ataque, e André Lima recebeu em condições de ampliar. Mas o atacante devolveu para o camisa 10 tricolor, que, com a goleira vazia, só teve a tarefa de empurrar para iniciar a goleada: 3 a 0.
O Botafogo pouco ameaçava, não conseguia criar chances de gol, muitas vezes nem chegar ao ataque. A marcação da defesa era sólida e não deixava nada passar.
Por volta dos 20 minutos de jogo, o Grêmio diminuiu o ritmo. Coma vitória praticamente garantida, e o quarto lugar na classificação também, o Tricolor cedeu mais espaços ao adversário. Aos 29, Antonio Carlos colocou uma bola na trave, em chute forte.
Já que o Botafogo não aproveitava as chances, o Grêmio resolveu ir para cima de novo. Renato fez duas substituições: Neuton entrou no lugar de Rochemback (capitão passou a ser Douglas). O volante teve tendinite. No lugar de André Lima, que saiu de campo ovacionado, vibrando muito, entrou Diego Clementino, não menos aplaudido pela torcida.
E o talismã tricolor Diego Clementino já entrou deixando sua marca. No primeiro lance, cruzou para Lúcio, que chutou no travessão. Depois teve duas grandes chances. Na primeira, recebeu de Fábio Santos, mas não conseguiu desviar do goleiro Jefferson. Na segunda, recebeu de Jonas dentro da área, mas falhou no domínio e permitiu o corte.
Um gol de Diego Clementino era tudo o que os gremistas queriam para encerrar com chave de ouro o Brasileirão. Desta vez, não deu. No final da partida, Gilson ainda entrou no lugar de Lúcio.
Agora, só falta o Independiente fazer sua parte contra o Goiás e colocar o Grêmio novamente na Libertadores da América em 2011.
CLICESPORTES

Nenhum comentário: