segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Paranóia do Gre-Nal

Depois do clássico de domingo, a polêmica não foi sobre algum lance não marcado pelo juiz ou um gol mal anulado. Nada disso. Carlos Simon e seus assistentes tiveram excelente atuação e passaram longe do resultado, inclusive, atuando com precisão quando exigidos. A polêmica do Gre-Nal foi com o 5º árbitro, o auxiliar Alexandre Kleiniche, que estava atrás do gol no pênalti cometido por Rochemback. Uma imagem atrás do gol mostra apenas o braço direito de Kleiniche, com o punho cerrado e balançando, tal como uma vibração. Pois bem, na câmera de ângulo aberto, quando mostra o lance, basta prestar atenção do auxiliar ao lado da goleira, com uma camisa verde-limão, batendo com o braço esquerdo no direito (coisa que a câmera de trás não mostra).

É orientação da FGF há 2 anos para os auxiliares ficarem ali e informar o árbitro principal da infração. É um lance tão inusitado que a reação imediata é levantar o braço para avisar o juiz. Foi o que fez Kleiniche. Sei que é difícil para as pessoas aceitarem que não existe forma de participar de um Gre-Nal sem torcer. Mas isso existe. Assim com um repórter - que um dia foi torcedor - jamais vai torcer atrás de um gol, um árbitro está ali trabalhando e não identifica azul ou vermelho e sim as regras do futebol. É o trabalho dele. A legislação diz que "até que se provem o contrário, todos são inocentes". Infelizmente, no futebol é o contrário.

Conversei hoje à tarde com Alexandre Kleiniche que confirmou ser uma orientação: "Éramos um quinteto e estávamos todos conectados. Eu apenas quis avisar o Simon e ele já estava marcando, inclusive. O Altemir (Hausmann) também sinalizou do outro lado. Estamos ali pra isso. Quando vi o lance, imediatamente comecei a bater no antebraço pra avisar que houve o toque", disse o auxiliar.

Crise dá ibope, mas prefiro a verdade dos fatos.

2 comentários:

Clecio Ruver disse...

Chico Garcia atualmente é comentarista de arbitragem e produtor da TV e Rádio Band de POA.
Muito lúcida a opinião dele, parabéns.

João Carlos Köche disse...

Agora estás no lugar certo. Na Band estão TODOS os lobotomizados da imprensa esportiva. Só faltava um DOENTE.
Procura tuas notas da faculdade. Não acharás as das aulas de ÉTICA.
Faltaste a TODAS. Não sabes o que é.