segunda-feira, 26 de abril de 2010

Parabéns goleiros pelo seu dia!

Em nome dos blogueiros do ruversports.blogspot.com quero aqui prestar minha homenagem aos goleiros pelo seu dia, que é comemorado neste 26 de abril. O texto é excelente e foi retirado da página da web www.goleiros.com.br. Sei que sou de uma geração que viu a transformação dos goleiros, de jogadores sem muita preparação das décadas passadas vimos verdadeiras máquinas de defender em ação à partir dos anos 90, homens como Taffarel, Danrlei, Rogério Ceni, Marcos e mais uma porção de bons goleiros brasileiros. Ou até mesmo estrangeiros que nos encantaram como Chilavert, Buffon, Kahn, entre outros. Mas dos que eu ví atuar guardo uma admiração muito grande por um deles, talvez o melhor que já tenha existido, Peter Bolesław Schmeichel, goleiro da Seleção da Dinamarca entre 1987 à 2001 e do Manchester United entre 1991 e 1999, realmente ele teve fantásticas atuações, muitas delas vista por mim ainda quando menino.Há também não podemos esquecer do Ivens, do Alessandro, do André, do Bininho, do Nakals, do Gérson, do Julio e de muitos outros que fazem este papel tão difícil no nosso futebol local.


DIA DO GOLEIRO
 

País comemora dia 26 de abril, o Dia do Goleiro, criado há 30 anos para homenagear aqueles que desafiam a lógica dos gramados
 
            Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de ‘frangueiros’, ‘braço curto’, ‘mão de pau’ e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1 considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol vão poder, pelo menos por um dia, ser tratados como reis. É que na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, o Brasil comemora o Dia do Goleiro.
            “A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1, novo lançamento da editora Alameda Casa Editorial. Carlesso foi um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.
Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. “Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso – este morreu em um acidente de carro no final dos anos 80.
Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional.
“Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme. “Hoje, três décadas depois, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes".

7 comentários:

Douglas Atkienson disse...

QUAL FOI OS MELHORES GOLEIROS QUE VC VIU ATACAR CLECIO?

PRA MIM..
Taffarel e Danrlei

Clecio Ruver disse...

Douglas. Foram muitos bons goleiros, cada um com seu estilo, prefiro não citar apenas um com medo de cometer alguma injustiça. Taffarel e Danrlei além de grandes goleiros foram grandes exemplos para os meninos da minha, talvez até da nossa (membros do ruversports) época por jogarem nos nosso clubes gaúchos. Nossos inspiradores e até mesmo super-heróis, ao contrário de hoje, onde os heróis dos meninos são desenhos animados japoneses. Mas que eu ví jogar Taffarel (Seleção Brasileira), Danrlei (Grêmio), Peter Smeichel (Dinamarca - Eurocopas), Walter Zenga (Itália - Copa 1994), Toni Meola (EUA - Copa 1994), Van der Sar (Holanda - Copa 1998), Chilavert (Paraguai - Copa 1998) e Kahn (Alemanha - Copa 2002) foram inesquecíveis. Sem contar que eu ví jogar Chico Ewald, crissiumalense goleiraço dos anos 80 e 90 e Adelar Schaefer, pai do Alessandro, e que apesar de jogarem na nossa região não deviam nada para nenhum goleiro profissional. Me empolguei, realmente foi uma overdose de goleiros o meu comentário. Abraço à todos !!!

Claudio R. disse...

Caramba essa defesa da foto foi algo...impressionante!!Douglas vou de Palpite:Taffarel e....sei lá tem muito,mas aposto que o "Cara" do Blog vai mete o Ceni no meio hheeheheheh

Clecio Ruver disse...

Realmete Claudio o Ceni também é inesquecível, até por ter sido um goleiro diferente, que além de pegar muito marcou gols e mais gols, muitos deles decisivos, uma pena que a Seleção não o tenha aproveitado no seu auge (2006).

Douglas Atkienson disse...

É como vc falou vários goleiros..concordo cada um com estilo ou fase que marcou..me lembro de quase todos que vc citou..
o Taffa na seleção não tem ..ele é o cara..
e no meu Grêmio ele né..Danrlei a Múmiaaa..

e no teu Inter...Clemer? Manga? quem? ;;
é Claudio..não é facil escolher..
mto boa a tua lembrança clecio dos goleiros nossos aki ..não vi ataca mas sei que mereciam chances em time grande..

Clecio Ruver disse...

Do Inter acredito que pela importância dos títulos recentes Clemer tenha sido o maior, embora contestado. Taffarel era jovem e não chegou a ganhar títulos pelo colorado, mas foi daí que ele chegou a seleção. Manga não ví jogar, mas na sua época deve ter sido bom goleiro. Outro que merece destaque no Internacional é André, que defendeu a equipe com muita bravura nos tempos de times medíocres, acho até que deve ter sido o goleiro que mais tinha que fazer defesas por jogo na história colorada, já que os times eram muito ruins na década de 90. E do Grêmio Douglas? Danrlei, Mazaropi, que mais?

Douglas Atkienson disse...

Olha..Leão..marcou em 81 no titulo brasileiro..o victor claro..agora ele é o CARA!!!merece reconhecimento e o lendário LARA que morreu pelo Grêmio..a lenda diz que morreu mesmo e pegava tudo na época...