segunda-feira, 26 de abril de 2010

Base gringa no Internacional

O Inter já deu a largada para um de seus projetos mais ambiciosos: a internacionalização de suas categorias de base. A ideia é buscar jovens de 13 a 19 anos no Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia e Argentina, a fim de adaptarem-se ao clube e à cidade antes de atingirem o time profissional. Atualmente, um volante paraguaio de 15 anos e um atacante colombiano de 19 anos treinam na base.

Como funciona

Através de olheiros e por indicações de empresários, o Inter busca talentos que tenham passado por seleções de base em seus países, a fim de contratá-los. Do Uruguai e da Argentina, a preferência é por defensores. Do Paraguai, Chile e Colômbia deverão vir jogadores de meio-campo e de ataque.

O clube analisa o custo-benefício para trazê-los ao Brasil. Jogadores já com algum nome e, por isso, caros, como o zagueiro Sebastián Coates, 18 anos, do Nacional, de Montevidéu, chamado de Luganinho (pela semelhança com o futebol do ex-são-paulino Diego Lugano), estão descartados.

A maior dificuldade é contratar os argentinos. Com uma legislação rigorosa, acaba sendo mais complicado tirar um adolescente de lá para que ele passe a trabalhar e morar fora do país. Para os demais, o Inter traz jogador e os pais, e consegue emprego para eles em Porto Alegre. Assim, o jogador consegue visto para jogar no Brasil.

FONTE - ZH

Nenhum comentário: