terça-feira, 1 de junho de 2010

Opinião - Uma análise preliminar da Copa do Mundo

Amigos, nesta terça-feira ocupei algumas horas do meu tempo para fazer o que mais gosto, analisar equipes de futebol, e como é véspera de Copa do Mundo fiz uma análise dos grupos da Copa, candidatos a classificação e candidatos ao título. Esta mesma matéria estará na coluna "Bola Dentro" do Jornal Colonial na próxima sexta-feira, espero que tenham gostado, comentários no clecio.ruver@hotmail.com ou no espaço de comentários desta matéria no blog. Lembrando que esta é uma análise preliminar, não nos aprofundamos em escalações, ainda esperamos fazer uma análise mais profunda. Para os leigos, estes numeros ao lado do nome dos países são as formações táticas de cada equipe. 


Copa do Mundo:
Falta só uma semana, na próxima sexta-feira começa o Mundial, me vejo na mesma ansiedade de quando menino, quando esperava e contava os dias, horas e minutos para o início dos jogos. Sou patriota, quero ver o Brasil Campeão, mas antes de tudo sou apaixonado pro futebol, quero ver o máximo possível de jogos, quem sabe até todos. Segue uma análise completa da Copa, por um cronista local, sem cópias de Internet e com muito estudo das seleções, espero que gostem:
Grupo A: África do Sul (4-5-1), México (4-4-2) , Uruguai (3-6-1) e França (4-3-3). A África do Sul, embora seja a seleção da casa não deve passar da 1ª fase. No meu ver passam de fase México e França, que embora envelhecida ainda tem bons jogadores, o Uruguai, que geralmente bate muito nestas competições não deverá avançar, ainda mais nas retrancas que costuma jogar, é capaz de empatar as três em 0 a 0. No meu ver neste grupo não tem favorito ao título.
Grupo B: Argentina (4-4-2), Nigéria (4-2-3-1), Correia do Sul (4-4-2) e Grécia (4-3-3). A Argentina, mesmo com um retardado (que foi um grande jogador) na casamata deve passar com facilidade, as outras três disputam a 2ª vaga, eu apostaria na Correia do Sul para a 2ª fase, vi a Nigéria em amistoso dias atrás e não é nem sombra dos bons times das copas passadas. A Argentina é uma das favoritas ao título, tem um grande time e o atual melhor do mundo Messi e um dos melhores atacantes de área, Diego Milito.
Grupo C: Inglaterra (4-4-2), EUA (4-4-2), Argélia (4-4-1-1) e Eslovênia (4-4-2). No meu ver Inglaterra e EUA passam fácil. Não descartando a Eslovênia como surpresa, já que eliminou a poderosa Rússia nas Eliminatórias. A Inglaterra de Ronney, Terry e Gerrard também chega como favorita ao título.
Grupo D: Alemanha (4-2-3-1), Austrália (4-5-1), Sérvia (4-4-2) e Gana (4-4-2). A Alemanha mesmo com os 6 desfalques de última hora é tradicional, Podolski e Muller estão em excelente fase, além do brasileiro Cacau, que se adaptou muito bem. Deve se classificar e é candidata ao título. Apostaria na 2ª vaga com a Sérvia, que tem Stanovic e Vidik nos seu experiente grupo de jogadores.
Grupo E: Holanda (4-3-3), Dinamarca (4-4-2), Japão (4-4-2) e Camarões (4-3-3). A Holanda para mim é uma das principais favoritas ao título, tem vários jogadores sensacionais, casos de Robben, Van Persie e Sneijder, mas costuma amarelar nos mundiais, vamos ver desta vez. No grupo Dinamarca e Camarões brigarão pela outra vaga, a Dinamarca passa por reformulação e Camarões tem uma péssima defesa, além do “frangueiríssimo” Kameni no gol. Detalhe, observem o goleiro do Japão Kawaguchi, para mim um dos melhores do mundo, é no mínimo sensacional.
Grupo F: Itália (4-2-3-1), Paraguai (3-5-2), Nova Zelândia (4-4-2) e Eslováquia (4-4-2). Apesar de não passar por um grande momento a atual campeã Itália sempre é favorita, deve passar de fase junto com o Paraguai, que desta vez além de ter uma boa defesa tem um bom ataque, embora tenha perdido Cabanas para o mundial, Barrios e Cardoso estão em grande fase.
Grupo G: Brasil (4-4-2), Correia do Norte (3-6-1), Costa do Marfim (4-3-3) e Portugal (4-4-2 ou 4-3-3). O Brasil como sempre é favorito ao título, com uma equipe bem conservadora e na dependência de Kaká. A outra vaga será disputada entre Portugal e Costa do Marfim, dois adversários perigosos do Brasil (é o grupo da morte). Apostaria em Portugal, dos craques Cristiano Ronaldo e Nani. A Costa do Marfim tem o matador Drogba e um excelente ataque, mas como todas as seleções africanas, não tem goleiro.
Grupo H: Espanha (4-4-2), Suíça (4-4-2), Honduras (4-4-2) e Chile (3-4-3 ou 4-4-2). A Espanha vem sendo falada como a principal favorita ao título, não a considero, vejo num mesmo nível de Brasil, Argentina, Holanda, Inglaterra e Alemanha, mas daí ela tem a desvantagem de nunca ter vencido o mundial, mas tem um grande time, Xavi e Fernando Torres podem desequilibrar, além de ter os excelentes Iniesta e Davi Villa. Neste grupo aposto como o Chile leva a 2ª vaga.
   
clecio.ruver@hotmail.com / ruversports.blogspot.com / www.guiacrissiumal.com.br

Nenhum comentário: