domingo, 18 de julho de 2010

Grêmio perde e entra na zona de rebaixamento

O Grêmio continua fazendo péssima campanha no Brasileirão de 2010. Neste domingo, diante do modesto Grêmio Prudente, o Tricolor, mais uma vez, produziu pouco e acabou sendo derrotado por 2 a 0, no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, interior paulista.
Com a derrota, o time treinado pelo técnico Silas entrou na zona de rebaixamento. O Grêmio tem nove pontos ganhos e está na 17ª colocação.
O lateral-direito Edilson, o zagueiro Rafael Marques e o meia Douglas levaram o terceiro cartão amarelo e desfalcam o Grêmio diante do Vasco, quarta-feira, 21h50min, no Estádio Olímpico.
O jogo
Fora dos dois últimos treinos do Grêmio e considerado vetado pelo departamento médico, o centroavante Borges surpreendeu e entrou em campo com a camisa 9 tricolor desde o início do duelo diante dos paulistas. Com isto, o técnico Silas escalou o sistema ofensivo com Hugo e Douglas nas meias, Jonas e Borges como dupla de ataque.
O problema gremista na etapa inicial também foi a falta de poderio ofensivo, mas começou mais atrás. Com um meio-campo fraco na marcação, o time treinado por Silas deixou o adversário tocar a bola com tranquilidade e, aos poucos, foi cedendo terreno aos donos da casa.
A melhor chance do Grêmio ocorreu logo aos sete minutos, com uma cobrança de falta feita por Edilson e defendida pelo goleiro Giovani. E foi só. No restante do tempo, o Tricolor até chegou algumas vezes à área do Prudente, mas não levou mais perigo.
Barreira abre e Prudente marca
O Prudente também não fez grande coisa nos primeiros 45 minutos, mas foi beneficiado por um erro infantil da defesa tricolor. Em uma falta pela esquerda de ataque, o lateral-direito Paulo César chutou forte. Douglas e Edilson, que formavam a barragem, se encolheram com medo da bola e foi por ali que a bola passou, até parar no fundo das redes de Victor: 1 a 0.
Em desvantagem, o Grêmio não reagiu como deveria. Continuou perdido em campo e dando chance ao inimigo.
No final do primeiro tempo, os jogadores deixaram o gramado acusando uns aos outros. Jonas disse que o time estava saindo errado com a bola do campo de defesa, dando balão a todo o momento. O zagueiro Rodrigo reclamou que estava faltando retenção de bola ofensiva. Já o goleiro Victor estava indignado com os jogadores que formavam a barreira, no lance que ocasionou o gol que abriu o placar.
Victor defende pênalti
O começo do segundo tempo pareceu ser trágico para a torcida tricolor. Antes do primeiro minuto, Rafael Marques tentou sair jogando e entregou a bola nos pés de Vanderley. Ele invadiu a área, tocou a bola por entre as pernas do zaguero gremista e caiu, sem que o defensor o tocasse. O juiz viu de outra forma e assinalou a penalidade máxima.
O lateral Paulo César, autor do primeiro gol do Prudente, foi para a cobrança e chutou forte no canto direito de Victor. O goleiro gremista saltou e fez linda defesa, mantendo o resultado.
Motivados pela defesa de Victor, os jogadores do Grêmio mostraram mais força no segundo tempo. Mas faltava inspiração. Com pouca movimentação ofensiva, os gaúchos dependiam muito das paredes do centroavante Borges. Aos 16 minutos, ele quase empatou em um lance destes, mas o goleiro fez boa defesa.
Aos 20 minutos, João Victor, que já tinha um cartão amarelo, colocou a mão na bola e foi expulso. Mas, com 11 contra 10 por 25 minutos, o time gaúcho continuou desorganizado em campo e poucos notavam a superioridade numérica.
O Grêmio, que já tinha sido prejudicado pela arbitragem no lance do pênalti para o Prudente no início do segundo tempo, teve mais um problema com o trio baiano aos 31 minutos. Jonas foi derrubado dentro da área, mas o juiz marcou falta fora.
A tampa do caixão gremista foi fechada já nos descontos. Em um contragolpe muito rápido, Flavinho avançou com a bola e rolou para Vanderley marcar o segundo para os donos da casa: 2 a 0.
Como diz o diretor de futebol Luiz Onofre Meira, um dia o Grêmio ganhará fora de casa. Agora resta saber quando.

CLICESPORTES

Nenhum comentário: