quarta-feira, 14 de outubro de 2009

História das Copas!! Em 1930 o Uruguai vencia em casa a primeira Copa

Em 26 de maio de 1928, no Congresso da Fifa em Amsterdã, o presidente da entidade, o francês Jules Rimet, finalmente conseguiu aprovação de um plano antigo: a realização de um torneio mundial de futebol.
O próprio Jules Rimet anunciou: "O Congresso decidiu organizar, em 1930, uma competição aberta aos selecionados de todas as entidades filiadas."
No ano seguinte, no Congresso de Barcelona, a Fifa determinou que o torneio seria realizado no Uruguai, que tinha a seleção bicampeã olímpica e era a grande potência do futebol mundial.
O Uruguai iria assim comemorar o centenário de sua independência como anfitrião da primeira Copa do Mundo de futebol.
O primeiro torneio seria disputado por apenas 13 seleções. A escolha do Uruguai acabou enciumando os europeus. Além disso, a longa viagem de navio até Montevidéu, de quase dois meses, não animava as seleções da Europa.
A participação européia se resumiu às seleções da Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia.
Curiosamente, o time da Romênia foi escalado pelo então rei Carol, que deu aos jogadores três meses de folga e garantia de emprego na volta da Copa.
Nas Américas, além do dono da casa, o Uruguai, oito seleções aceitaram o convite da Fifa: Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Paraguai, Brasil e os Estados Unidos. A seleção norte-americana era reforçada por diversos jogadores ingleses, já que a Inglaterra tinha se desvinculado da Fifa por divergir da entidade quanto ao pagamento de atletas amadores.
O Brasil estreou no dia 14 de julho, no estádio Parque Central, contra a equipe da Iugoslávia.
Estranhando o frio e vítima da falta de organização, a equipe brasileira terminou o primeiro tempo perdendo de 2 a 0. O atacante Preguinho ainda descontou no segundo tempo, mas não passou disso. Resultado final: Iugoslávia 2, Brasil 1.
Em seguida, tanto iugoslavos como brasileiros aplicaram goleadas de 4 a 0 na Bolívia.
Os resultados classificaram a Iugoslávia. Com isso, o Brasil encerrava de forma acanhada sua participação na primeira Copa do Mundo de futebol.
Por seu lado, Uruguai e Argentina seguiam firmes rumo à final. Mas, no jogo de estréia, os argentinos tiveram que suar a camisa para vencer os franceses por 1 a 0, gol de Monti, em cobrança de falta.
A partida teve arbitragem do juiz brasileiro Almeida Rego, que se confundiu e apitou o final do jogo aos 39 minutos do segundo tempo.
Convencido do erro por seus auxiliares, Almeida acabou cedendo às reclamações dos franceses e mandou os argentinos voltarem do vestiário para jogar os 6 minutos restantes. Os jogadores tinham esfriado e o placar não foi alterado.
No jogo seguinte, contra o México, a Argentina voltou a fazer história. O árbitro boliviano Ulrico Saucedo marcou 5 pênaltis a favor dos argentinos, que não deixaram de converter nenhum. Resultado final: Argentina 6, México 3, na partida que até hoje detém o recorde do maior número de pênaltis marcados.
Nas semifinais, duas goleadas de 6 a 1: os argentinos venceram os americanos e os uruguaios despacharam os iugoslavos.

Para a partida final, a Fifa teve que intervir, pois tanto argentinos quanto uruguaios queriam que o jogo fosse disputado com sua própria bola. A Fifa decidiu que o primeiro tempo seria jogado com a bola argentina e a etapa complementar com a bola uruguaia, um pouco menor e mais leve.
No dia 30 de julho de 1930, Uruguai e Argentina fizeram, no estádio Centenário, a grande final, diante de um público estimado em 90 mil pessoas.
No fim do primeiro tempo, a Argentina vencia por 2 a 1, mas depois do intervalo os uruguaios viraram o jogo e venceram por 4 a 2, conquistando a taça Jules Rimet - um troféu em ouro maciço criado pela Fifa.
A taça permaneceria de posse do vencedor até o próximo Mundial, que seria disputado dali a quatro anos. A Fifa determinou também que a primeira seleção a conquistar o mundial por três vezes, conquistaria a taça Jules Rimet em definitivo.
Para a Fifa, a primeira Copa do Mundo foi um grande sucesso, o que garantiria a adesão de novas seleções ao torneio seguinte, em 1934, na Itália.
Com oito gols, o argentino Stabile, foi o artilheiro da Copa. O registro negativo ficou por conta do jogador peruano De las Casas, que, com sua expulsão na partida contra a Romênia, passou para a história como o primeiro jogador a ser expulso numa Copa do Mundo.
Para o Brasil, restou o consolo de ver o meio-de-campo Fausto - chamado pela imprensa de "Maravilha Negra" - ser incluído na seleção da Copa do Mundo.

Resultados

Grupo 1

França 4 X 1 México
Argentina 1 X 0 França
Chile 3 X 0 México
Argentina 6 X 3 México
Chile 1 X 0 França
Argentina 3 X 1 Chile

Grupo 2

Iugoslávia 2 X 1 Brasil
Iugoslávia 4 X 0 Bolívia
Brasil 4 X 0 Bolívia

Grupo 3

Romênia 3 X 1 Peru
Uruguai 1 X 0 Peru
Uruguai 4 X 0 Romênia

Grupo 4

Estados Unidos 3 X 0 Bélgica
Estados Unidos 3 X 0 Paraguai
Paraguai 1 X 0 Bélgica

Semifinais

Argentina 6 X 1 Estados Unidos
Uruguai 6 X 1 Iugoslávia

Final

Uruguai 4 X 2 Argentina


Nenhum comentário: