domingo, 17 de outubro de 2010

Grêmio vence líder Cruzeiro de virada e mantém vivo o sonho da Libertadores

Nem o então líder do Brasileirão foi páreo para o Grêmio, que vem em grande ascensão no segundo turno. No Olímpico lotado na tarde deste domingo, o Tricolor venceu de virada, por 2 a 1, alcançando 46 pontos na classificação. O visitante abriu o placar com Montillo, no primeiro tempo. No último minuto da etapa inicial, Viçosa, estreando, empatou. No segundo tempo, Jonas marcou de pênalti dando números finais à partida.

Embalado para o Gre-Nal do próximo domingo, o Grêmio se ressentirá apenas de um jogador suspenso, Ferdinando, que levou o terceiro cartão amarelo no segundo tempo.

Cruzeiro sai na frente

Sem André Lima, que não conseguiu se recuperar de uma torção no joelho, Renato escalou o Grêmio com Junior Viçosa ao lado de Jonas no ataque para enfrentar o então líder do Brasileirão. O confronto contra o Cruzeiro começou equilibrado, com certa Vantagem para a equipe da casa, que marcava melhor e buscava saídas de jogo.

O Grêmio teve uma sequência boa de faltas, mas não aproveitou os lances de bola parada. Aos nove minutos, em uma cobrança de Douglas, Viçosa subiu e a bola foi para fora. Vilson lamentou, pois estava livre para marcar. Com a bola rolando, Lúcio teve uma grande chance. Recebeu belo passe de Douglas os 18 minutos e chutou para Fábio espalmar para escanteio. Na sequência, saiu o primeiro gol do jogo, porém anulado. Após escanteio, Viçosa desviou de cabeça e Jonas recebeu em posição irregular, colocando para dentro das redes.

O jogo ficou mais truncado e Montillo, destaque do meio-campo do Cruzeiro, começou a aparecer. E foi em uma cobrança de escanteio que ele abriu o placar. Aos 27 minutos, o lançamento foi feito para trás, Léo colocou na área e Montillo tentou uma vez, bloqueado por Rochemback, mas a bola voltou para ele, que cortou Fábio Santos e concluiu ao gol de Victor.

Empate tricolor no último minuto

O Grêmio esfriou, sentiu o gol. Se desorganizou em campo e o Cruzeiro tomou conta. Nos últimos minutos, tudo o que a torcida pedia era o fim do primeiro tempo de uma vez. Mas o tempo extra que o juiz deu, no fim das contas, foi bom. Muito bom. Em uma bola cruzada por Lúcio da esquerda, Edcarlos tirou quase de cima da linha. A bola seguiu rolando e, aos 49 minutos, o Tricolor conseguiu empatar.

Douglas fez um lançamento perfeito para o meio da área. Jonas pegou e chutou cruzado, Fábio espalmou e, no rebote, o estreante Viçosa completou. Apito final e o Grêmio foi um pouco mais tranquilo para o vestiário.

Segundo tempo

O técnico Renato substituiu Fábio Santos por Gilson na volta para o segundo tempo. O Cruzeiro voltou com o mesmo time. O Tricolor voltou mais disposto na marcação. O primeiro chute a gol do da equipe da casa saiu aos 13 minutos, após passe de Jonas. Viçosa recebeu e arriscou de fora da área, mas fraco, e Fábio defendeu.

Aos 15 minutos, o técnico Cuca fez a primeira mudança no Cruzeiro. Gilberto entrou no lugar de Pablo. O adversário chegada em bons lances na frente, mas a defesa do Grêmio se mostrava mais sólida e segura na etapa complementar,

Em tabela de Douglas e Jonas, o meia colocou o atacante na cara do gol aos 17 minutos, mas o goleiro Fábio chegou para tirar da cabeça do artilheiro antes de ele completar, arrancando um "uhhhhhh" da torcida.

E mais mãos foram levadas à cabeça pelos gremistas em grande lance aos 19 minutos. Jonas recebeu na entrada da área e chutou forte para a defesa de Fábio. No rebote, Lúcio colocou para fora. O jogo seguia equilibrado, com chances para os dois lados. Montillo arriscou um chute aos 23 minutos, para fora, quando os defensores gremistas pareciam se atrapalhar com a troca de passes do adversário.

Depois da pressão tricolor, um susto: Wellington Paulista, em posição legal, cabeceou para a rede após lançamento de Gilberto. A arbitragem anulou a jogada, alegando impedimento.

Pênalti e virada gremista

Aos 28 minutos o Grêmio teve um pênalti a seu favor assinalado e bem marcado. Gilson foi empurrado dentro da área. Jonas se posicionou para a cobrança e bateu, marcou o gol no canto direito de Fábio, mas o juiz anulou. Mandou voltar por invasão. O artilheiro se posicionou novamente. Cara a cara com o goleiro. Correu, bateu e foi ainda melhor: Grêmio 2 a 1 Cruzeiro.

Cuca fez a segunda mudança no time colocando Farías no lugar de Thiago Ribeiro. Aos 36, Montillo cobrou falta, Wellington Paulista tentou de cabeça, mas mandou para fora.

Aos 38, Renato resolveu tirar Jonas do jogo. O artilheiro havia levado uma pancada na perna e o treinador poupou o atacante colocando Diego Clementino no lugar dele. O Grêmio teve outras boas chances nos minutos seguintes, com Douglas e Viçosa em lances individuais, mas nenhum aproveitou.

A última troca no Grêmio foi Ferdinando no lugar de Junior Viçosa, no momento em que o Cruzeiro tinha falta para cobrar. Jonathan cobrou e a bola foi para fora.

O juiz deu cinco minutos de acréscimo, e a torcida cantava, ao mesmo tempo em que o momento era tenso. Até "olé" se ouviu das arquibancadas por volta dos 46. O volante Ferdinando foi amarelado e foi o terceiro cartão dele, que está fora do Gre-Nal do próximo domingo.



 CLICESPORTES

Nenhum comentário: